segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Maternar Sergipe: Roda de gestantes este sábado em São Cristóvão!

Nossa próxima reunião do grupo de mães será para as gestantes e falará sobre as fases do parto de forma bem pedagógica, tirando dúvidas e assistindo vídeos bem legais!

Esse sábado excepcionalmente faremos a reunião em São Cristóvão a partir das 9:30h da manhã, nos encontraremos na praça São Francisco!


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ATENÇÃO ADIAMENTO DA REUNIÃO DE GESTANTES

Prezados a nossa reunião de gestantes marcada para hoje terá que ser adiada por motivo de saúde. Avisaremos logo nova data da reunião.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Nova roda de gestantes: Maternar Sergipe!



No próximo encontro vamos falar mais pedagogicamente das fases do trabalho de parto e sobre reais indicações de cesárea, de acordo com a OMS. Não percam!

Um ótimo texto para reflexão é o desse blog da doula Adele. Boa Leitura!

http://adeledoula.blogspot.com.br/2011/10/o-trabalho-de-parto-parte-1_11.html

Os encontros estão sendo de 15 em 15 dias, alternadamente quarta-feira e sábado.

Mais um depoimento!



Renata Maia compartilha conosco como o filme a afetou e sobre sua experiência com seu parto e outros partos!

QUERO DEIXAR MEU DEPOIMENTO TAMBÉM... SOU MÃE DE UMA MENINA DE 5 ANOS, NASCIDA DE UM PARTO NATURAL HOSPITALAR( SEM OCITOCINA SINTÉTICA, SEM ANALGESIA E EU ACREDITO QUE SEM EPISIOTOMIA, POIS A MÉDICA NA ÉPOCA NÃO FOI MUITO CLARA COM RELAÇÃO AOS MEUS TRÊS PONTOS...SE FOI DE UM CORTE NATURAL OU EPISIO.)ESTOU COM 30 SEMANAS DE UMA TERCEIRA GESTAÇÃO E NA BUSCA DE UM PARTO HUMANIZADO! AINDA NÃO SEI SE SERÁ DOMICILIAR OU HOSPITALAR. JÁ TENHO PARTEIRA (DONA VAL, DO SUL DA BAHIA, E ME SINTO INSEGURA COM RELAÇÃO A PARIR EM CASA. NÃO SEI COMO FUNCIONA EM ARACAJU O ALUGUEL DE OXIGÊNIO E OUTRAS COISAS QUE VI INCLUSIVE NO FILME. MAS SEI QUE TENDO UMA PARTEIRA JÁ ME SENTIREI MAIS SEGURA. EU CHOREI AO VER OS NASCIMENTOS NO FILME, É TUDO LINDO E FORTE, SÓ QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE PARIR SABE DO QUE ESTOU A FALAR. JÁ ACOMPANHEI UM PARTO CESÁRIANO E OUTRO NORMAL. NA CIRURGIA EU VI MINHA IRMÃ MAIS NOVA NASCENDO E FOI UMA EMOÇÃO SEM IGUAL, POIS FOI MINHA IRMÃ...MAS FOI FRIO, TINHAM 5 PROFISSIONAIS NA SALA, UMA FRIEZA, REALMENTE UM PROCEDIMENTO CIRÚGICO. SE NÃO ESTÍVESSEMOS EU E MINHA MADRASTA EM SINTONIA, DE MÃOS DADAS ATÉ A HORA QUE ME MANDARAM VIR PRA FRENTE DA MESA PRA VER MINHA IRMÃ NASCENDO, TERIA SIDO MUITO ESTRANHO.
JÁ NO PARTO NORMAL QUE ACOMPANHEI, A HISTÓRIA FOI DIFERENTE, FICAMOS EU E A PARTURIENTE JUNTINHAS NUMA SALA A MEIA LUZ, NUM MOVIMENTO DE RENASCIMENTO MÁGICO! O MÉDICO SÓ ENTROU PRATICAMENTE PRA SEGURAR A CRIANÇA, E A GENTE ESTAVA FELIZ! FOI SUPER LINDO!
O FILME TROUXE PRA MIM ALGUNS ESCLARECIMENTOS E TAMBÉM ALGUMAS DÚVIDAS. AINDA NÃO AS ORGANIZEI DENTRO DE MINHA CABEÇA, MAS EM BREVE QUERO COMPARTILHAR TAMBÉM. ACHO QUE MEU COMPANHEIRO FOI TOCADO DE UM JEITO PELO FILME QUE O FEZ COMPREENDER TODAS AS MINHAS ANSIEDADES. SAIU DE LÁ FALANDO SOBRE O NASCIMENTO DE NOSSA PRÓXIMA FILHA, QUE TEMOS QUE IR CUIDANDO DE TUDO PRA ELA PODER NASCER FELIZ. ISSO ME DEIXOU TÃO CONTENTE, EM VÊ-LO QUERENDO PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE DE TODO ESSE PROCESSO DE RENASCER PARINDO! PEDIREI A ELE PRA ESCREVER AQUI. DESEJO QUE TODAS AS MULHERES POSSAM ESCOLHER A MELHOR MANEIRA DE SEUS FILHOS NASCEREM, EM CASA OU NO HOSPITAL, QUE SEJA PLENO DE AMOR, QUE SEJA FELIZ E QUE NÃO TRAGA DOR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Após Filme, depoimentos!



3 sessões do filme "O renascimento do parto" estão rendendo muito para a luta da humanização do parto em Sergipe. Logo teremos uma audiência pública para falar da importância na humanização do sistema público e também temos colhido muitos relatos importantes.

Priscila Marcocin nos deixou esse no nosso email: "Confesso que ontem achei que me emocionaria mais no filme, que sairia de lá triste, chorando, mas felizmente, sai um pouco mais tranquila, pude ver que não é só culpa do médico (confesso que quis matá-lo por todo o acompanhamento e principalmente pelo parto), mas é todo um sistema que existe por traz e que só vai mudar quando as pessoas tiverem mais conhecimento. "


Na página de nosso evento mais depoimentos:


Angélica Rodrigues "Lágrimas de alegria regam meu coração e embalam minha alma a fim de divulgar cada vez mais sobre esta tarde maravilhosa. Só fez crescer a minha vontade de participar, como futura profissional e futura mamãe de momentos assim, em que a vida se faz presente de maneira real e, ao mesmo tempo, mágica. Muito feliz, muito feliz mesmo."

Ana Mascarenhas nos disse "Pensei que o filme demoraria muito a chegar em Aracaju. Muito feliz em poder assitir aqui e ainda participar de uma discussão tão rica. Gostei muito das palavras da enfermeira. Nosso país precisa acordar e mudar suas porcentagens de desnecessárias. Esse filme com certeza ajuda nesse embate."


Felipe Melo "Parabéns pela iniciativa. Já existe uma rede de parto humanizado no Brasil, que conta inclusive com médicos. Após mtas buscas, eu e minha esposa passamos por uma linda experiência aqui em Santa Catarina. Qto ao filme, n é uma crítica aos médicos. é uma autocrítica feita por médicos contra o modelo de tecnocrata de parto. E faz sentido. se vcs assistirem tb ao documentário Nascendo no Brasil, verão cm alguns profissionais induzem as gestantes p a cesárea. chega disso! se n quer fazer parto normal, n faça. mas n precisa iludir..."

Luana Chagas "Foi lindo demais e extremamente importante e interessante!!! Vou indicar pra toso os meus amigos!!! Se todas as mães e pais tivessem essas informações tudo seria mais simples!!! Se algum dia eu tiver um filho com certeza será de parto natural e de preferência em casa!!!!"
 
Não deixem de nos mandar suas impressões e de vir conosco nessa luta!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O RENASCIMENTO DO PARTO EM ARACAJU - 06/09 - 16:30H - CINE VITÓRIA


Chega em Aracaju o aclamado documentário “O Renascimento do Parto”. Um filme que não é só sobre maternidade. É sobre paternidade, autonomia, educação, direitos humanos, políticas públicas, saúde, economia, adoção, direitos reprodutivos, mercado de trabalho, feminismo e relações sociais. Acima de tudo, é sobre uma questão de escolha: a escolha de ser mulher e mãe.
 
Estamos acompanhando o surgimento de cada vez mais discussões, matérias e vídeos sobre parto humanizado, sobre a importância de você perceber e sentir seu corpo na hora do parto, de transformar a dor em emoção, estimular a participação ativa do pai (que lhe é negada na maternidade) em um momento que na verdade é dos dois.
 
Nessa corrente o Cine Vitória receberá "O Renascimento do Parto", depois de muita luta e mobilização da Casa Curta-se e de grandes mulheres de nosso Estado que insistem para que retomemos o protagonismo de nosso próprio parto.


Convidamos você a assistir o filme e trocar sua opinião e experiência conosco na roda de conversa depois dele.
 
Quando:

06/09 - 16h30 
 
Roda de conversa com:
 
Secretaria Estadual de Saúde
Ana Lúcia (Dep. Estadual)
Marcia Arévalo (Ong SAHUDE)
Dr. Juan (Obstetra)
 
08/09 - 15h

10/09 - 19h



Público-alvo: Pais, mães, gestantes, educadores, doulas, terapeutas, estudantes e profissionais da saúde. A todos nós que nascemos e aos bebês que virão.

Classificação: 10 anos.


Valor:

R$ 5,00 - meia-entrada

R$ 10,00 - inteira


Visite também:

www.orenascimentodoparto.com.br

https://www.facebook.com/events/515950351817654/ (página do evento em Aracaju)