quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mitos sobre o parto normal - resumo da última Roda de gestantes





Neste ano o grupo Maternar Sergipe entrou em parceria com a Rede Anahi de apoio ao feminino e está realizando as rodas de gestantes em conjunto.

No nosso último encontro tivemos uma agradável conversa sobre os vários mitos que cercam o parto normal. Mitos criados há muito tempo e mitos difundidos hoje, sem qualquer base cientifica ou prática, que somente induzem as mulheres, gerando medo, e apoiando assim a marcação prévia de uma cirurgia cesariana. (sim é preciso dizer que cesárea não é um parto e sim uma cirurgia de grande porte!)

Muitas perguntas foram feitas: sobre a falta de dilatação, bacia estreita, circular de cordão, sofrimento fetal, falta de passagem, etc.

A melhor solução para quem escuta esses mitos e se sente insegura é procurar uma pessoa de sua confiança (não precisa ser uma pessoa de equipe médica ou um expertise, mas alguém que você confia e sabe que não está mentindo para você)  e tirar suas dúvidas, se ela não poder lhe responder, pesquise, com calma e nos links seguros que os muitos grupos de apoio à maternidade postam.

Não faltam relatos negativos e medos quando estamos grávidas, fiquem atentos!

O campeão das dúvidas na nossa roda e também nas mensagens que recebemos é o mito da circular de cordão.

Colocamos aqui então o link de um estudo da obstetra Melania Amorim, referência em medicina baseada em evidências científicas e que fala sobre a falácia da circular do cordão.


Leia, questione seu obstetra, Empodere - se, nós mulheres sabemos parir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário