terça-feira, 18 de março de 2014

Lançamento do DVD do documentário "O Renascimento do Parto" em Sergipe



O filme - documentário "O renascimento do parto" foi lançado no dia 05/07/2013. Após movimentação e apoio do Cinema Vitória conseguimos trazer para nossa cidade 3 dias de exibição que tiveram sala cheia.
O filme fala da indústria da cesariana no nosso país e alerta para os mitos contra o parto normal que se disseminam hoje sem conhecimentos dos avanços da medicina baseada em evidências científicas que afirma que parir é um ato fisiológico e natural que precisa do mínimo de intervenções possíveis.

O Coletivo Parto Ativo Sergipe traz para a cidade no dia 28 de março de 2014, sexta-feira, o lançamento do DVD em parceria com o Museu da Gente Sergipana que abre suas portas para uma programação que pretende também chamar a atenção para a necessidade urgente de humanização do parto nos espaços públicos hospitalares de nossa cidade.

Não deixem de vir e participar, chamem a familia, as amigas gestantes e todos que puderem! Este não é um filme para grávidas é um filme para todos pois "para mudar o mundo primeiro é preciso mudar a forma como nascemos" (Michel Odent)


PROGRAMAÇÃO

DIA 28 DE MARÇO DE 2014 - SEXTA-FEIRA
MUSEU DA GENTE SERGIPANA

15:00 – Aula de Yoga para gestantes – Gessana Shakti

16:00 – EXIBIÇÃO DO FILME - Auditório do Museu

Oficina para as crianças – durante a exibição do filme – Priscila De Oliveira Souza e Yuri Yuri Yuri

17:30 – Roda de debate – Auditório do Museu – com a presença da parteira sergipana DONA ZEFA DA GUIA.

ENTRADA GRATUITA
Abaixo seguem depoimentos de pessoas que assistiram o filme quando ele esteve em cartaz em Aracaju-SE.

Angélica Rodrigues "Lágrimas de alegria regam meu coração e embalam minha alma a fim de divulgar cada vez mais sobre esta tarde maravilhosa. Só fez crescer a minha vontade de participar, como futura profissional e futura mamãe de momentos assim, em que a vida se faz presente de maneira real e, ao mesmo tempo, mágica. Muito feliz, muito feliz mesmo."

Ana Mascarenhas nos disse "Pensei que o filme demoraria muito a chegar em Aracaju. Muito feliz em poder assitir aqui e ainda participar de uma discussão tão rica. Gostei muito das palavras da enfermeira. Nosso país precisa acordar e mudar suas porcentagens de desnecessárias. Esse filme com certeza ajuda nesse embate."

Felipe Melo "Parabéns pela iniciativa. Já existe uma rede de parto humanizado no Brasil, que conta inclusive com médicos. Após mtas buscas, eu e minha esposa passamos por uma linda experiência aqui em Santa Catarina. Qto ao filme, n é uma crítica aos médicos. é uma autocrítica feita por médicos contra o modelo de tecnocrata de parto. E faz sentido. se vcs assistirem tb ao documentário Nascendo no Brasil, verão cm alguns profissionais induzem as gestantes p a cesárea. chega disso! se n quer fazer parto normal, n faça. mas n precisa iludir..."

Luana Chagas "Foi lindo demais e extremamente importante e interessante!!! Vou indicar pra toso os meus amigos!!! Se todas as mães e pais tivessem essas informações tudo seria mais simples!!! Se algum dia eu tiver um filho com certeza será de parto natural e de preferência em casa!!!!"
 



Um comentário:

  1. Parabenizo a todo o Coletivo pela iniciativa. Foi muito importante o documentário, saí de lá mais convicta de ter um parto normal, infelizmente triste com a realidade de muitas mulheres que são submetidas ao processo de desumanização na hora do seu parto.

    ResponderExcluir